sábado, 9 de julho de 2011

Texto de reflexão com as crianças...

Formigas: tamanho não é documento
Se as formigas tivessem um lema, com certeza ele seria: "A união faz a força!". E que as formigas trabalham quase sempre em grupo. São capazes de executar as tarefas mais difíceis!
Todo mundo já viu como é. Às vezes, dezenas de formigas estão transportando um imenso besouro para dentro do formi­gueiro. Elas são incansáveis! Seu trabalho pode ser comparado ao de muitos homens tentando arrastar grandes pedras pelo meio de uma floresta!
As formigas também são ótimas escavadoras. Para a constru­ção do formigueiro, elas dividem as tarefas. Cada grupo desem­penha uma função.
As operárias cavam os túneis. Depois de tudo pronto, tomam conta das larvas, que sãoosbebês-formigas. E cuidam de buscar ou cultivar os alimentos.
As guerreiras vigiam as entradas do formigueiro e protegem as operárias.
Por trás de cada detalhe dessa organização esta a rainha, que é mãe da colônia. É dela que nascem todas as outras formigas. E é para ela que o formigueiro vive.
Tudo começa assim:
Na primavera as futuras rainhas e os machos abandonam o formigueiro para formar novas colônias. Nessa fase, eles têm
asas e por isso saem voando. É durante essa revoada anual que acontece a fecundação da rainha pelo macho.
Depois disso, a rainha pode botar ovos o resto da vida. Ela cai no chão, perde as asas, cava um buraco na terra e fica lá dentro, bem quietinha botando os ovos.
Em três meses as suas primeiras crias já estão formando o novo formigueiro!
Karin Nielscn, In Alegria, na 87. São Paulo, Editora Abril, julho de 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário